segunda-feira, 20 de junho de 2016


ECAM




O Estágio de Correspondentes de Assuntos Militares (ECAM), está em sua 3º edição. O exercício é realizado pela 17º Brigada de Infantaria de Selva e está sendo efetivado no 4º Bis na cidade de Rio Branco- Acre, proporcionando aos acadêmicos do curso de jornalismo das instituições de ensino superior, UNIRON e UFAC, conhecimento sobre o funcionamento do Exército em operações especiais e a atuação do jornalista em ambientes de conflito.
O ECAM iniciou no dia 16 de junho e vai até o dia 22, com duração de 40 horas e teve como um dos seus objetivos; mostrar o trabalho desempenhado pelo Exército Brasileiro e permitir a prática de concessão e preparação de entrevistas, tipo mídia training, pelos alunos e militares participantes da operação Ágata 2016 que estará em curso a partir do dia 13 de junho para combater crimes praticados na faixa de fronteira do território Nacional.

OPERAÇÃO ÁGATA
 A Operação Ágata realiza-se em sua 11º edição e tem como principal objetivo atuar nos crimes transfronteiriços, fazendo fiscalizações com o intuito de inibir crimes ambientais, tráfico e receptação. A operação conta com o apoio de diversas agências, entre elas: Policia Federal, Policia Rodoviária Federal, IBAMA e FUNAI. Entre uma de suas programações a operação realiza ações cívico-sociais (ACISO) para atender a população dos municípios, fazendo atendimentos clínicos e odontológicos.
A operação ocorre às vésperas dos jogos olímpicos de 2016. O Ministério da Defesa intensificou a fiscalização nas áreas de fronteiras terrestres e em áreas fluviais estratégicas.
Segundo o Major Lima França da 17º Brigada de Infantaria de Selva Comandante da operação na região de Extrema - RO, “a fiscalização próximo aos jogos olímpicos causará um impacto na distribuição de drogas por conta de apreensões”.


ATIVIDADES ECAM
No período de 16 a 19 de junho, foram ministradas atividades práticas e teóricas aos acadêmicos dos quais podemos destacar as palestras de Direito Internacional dos Conflitos Armados (DICA) apresentada pelo Professor Marco Aurélio da Faculdade da Amazônia Ocidental (FAAO), que abordou as leis básicas do Direito Humanitário, Direito do Jornalista e o marco civil. O aluno do 1º período de jornalismo da faculdade Uniron, Davi Matos ressalta que “foi bastante produtivo, pois o palestrante conseguiu repassar de forma clara e objetiva o que até então eu desconhecia sobre o direito do jornalista” finalizou.
Houve também a participação da Jornalista Marsellie Rocha, representante da Amazon Sat, que atuou em um campo de conflito no Haiti no ano de 2014, em parceria com o Exercito na Base do Batalhão Brasileiro no Haiti (BRABAT). A aluna Vanessa Raia do 5º; período de jornalismo disse que “com a palestra aprendi que para a conclusão de uma grande reportagem, há uma grande pesquisa do tema, passando por diversos processos de pré e pós na elaboração de uma reportagem, que resulta no sucesso final do produto” o que conclui que a palestra da repórter foi de grande valor para a vida profissional de cada estudante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário