terça-feira, 21 de junho de 2016






Diário do Ecam: Estagiários visitam instalações militares


             Integrantes do Estágio de Correspondentes de Assuntos Militares (Ecam) participaram, durante todo o dia do último domingo, 19, de visitas à instalações militares e de atividades práticas referentes ao planejamento e realização de entrevistas, bem como assessoramento de autoridades militares.
                  A saída do batalhão aconteceu às 07h00min, com destino ao município de Extrema (RO), local onde se encontra a base da 17ª Companhia de Infantaria de Selva, subordinada à 17ª Brigada de Infantaria de Selva, responsável pela operação Ágata XI.
Após cerca de três horas de viagem em um micro-ônibus do 4º Batalhão de Infantaria de Selva, o grupo chegou ao destino e teve a oportunidade de conhecer como funciona a logística e os serviços disponibilizados em uma Ação Cívico-Social – Aciso, realizada pelo Exército Brasileiro. Na cidade, uma escola foi disponibilizada para a montagem de consultórios e espaço de recreação, bem como para uma exposição de materiais de emprego militar. Dentre os serviços disponibilizados pelo Exército estão: atendimento odontológico, palestras sobre saúde bucal, suturas, testes rápidos e atendimento médico.

Crianças em momento de recreação proporcionado pelo Exército (Foto: Elenilson Oliveira)

            Dando sequência ao cronograma, os alunos foram levados até o Centro de Operações, onde presenciaram uma apresentação realizada pelo Major Lima França, comandante da 17ª Companhia. O militar falou a respeito da Operação Ágata XI, que tem como principal objetivo combater os crimes transfronteiriços e ambientais, além de levar a presença do Estado para a população.
                  Após as informações iniciais, o grupo realizou o reconhecimento das instalações da base sob as orientações do Capitão Renderson, que apresentou os diversos espaços do ambiente, frisando a necessidade da adequada estruturação de uma base do Exército. De acordo com o Capitão, na hora de montar uma base, os militares primam pela organização, tendo em vista o objetivo e a finalidade das operações.

Estagiários durante reconhecimento das instalações da base (Foto: Elenilson Oliveira)

            Após o almoço, os acadêmicos realizaram uma entrevista coletiva com o Major Lima França e entrevista no modelo quebra-queixo (entrevista rápida com autoridades cercadas por microfone) com o Capitão Augusto. Como foco, os estudantes buscaram aplicar, em ambiente real, as técnicas e teorias aprendidas em sala de aula.

Entrevista coletiva realizada no Centro de Operações da 17ª Companhia (Foto: Elenilson Oliveira)

              Finalizadas as atividades na base da Companhia, o grupo seguiu para uma atividade de patrulhamento fluvial. Esse patrulhamento visa coibir os crimes transfronteiriços que ocorrem nos rios localizados na faixa de fronteira. Na ocasião, os estagiários acompanharam o patrulhamento dentro dos barcos do Exército, situação em que presenciaram a parceria realizada entre os exércitos Boliviano e Brasileiro.

Estagiários acompanham o patrulhamento ao longo do Rio Abunã (Foto: Elenilson Oliveira)

Nenhum comentário:

Postar um comentário